O governo do Rio Grande do Sul criou uma chave pix para receber doações em dinheiro e destinar às vítimas das enchentes no Estado. Para quem quiser ajudar, é necessário transferir para a seguinte chave CNPJ: 92.958.800/0001-38
Quando as pessoas realizarem a operação, é necessário confirmar que o nome da conta é o SOS Rio Grande do Sul e que o banco é o Banrisul, ressalta o governo gaúcho.
Os valores serão geridos pelo Estado em parceria com entidades reconhecidas no trabalho de assistência social e ajuda humanitária.
Alguns municípios catarinenses criaram campanhas de ajuda às vítimas do fenômeno no Estado. As prefeituras de Criciúma, Blumenau e Chapecó estão arrecadando doações para enviarem ao Rio Grande do Sul.
Mais de 80 municípios afetados no Rio Grande do Sul
Com a elevação do rio Taquari, mais de 80 municípios foram afetados. De acordo com governo gaúcho, 25 pessoas permanecem desaparecidas.
Até o fim da noite desta sexta-feira (8) os desabrigados somavam 2.944 e os desalojados 7.607, segundo levantamento da Defesa Civil do Estado Pelo menos 122.992 pessoas foram atingidas de alguma forma pelas fortes chuvas na passagem de um ciclone extratropical. Até o momento, 41 mortes já foram confirmadas.