Uma onda de calor, causada por uma massa de ar quente, toma conta do Brasil nos próximos dias. Nesta segunda-feira (18), um termômetro instalado no Centro de Gravatal, no sul do estado marcava 44°C às 12h30.
Devido à condição, a médica Laura Iung Esmeraldino, que atua na Secretaria de Saúde de Gravatal, orienta para os cuidados que devem ser observados. “Acredito que as principais recomendações são os cuidados com a hidratação, aumentar a ingestão de líquidos (água, sucos naturais, chás gelados, água de coco e isotônicos). Cuidar principalmente com idosos e crianças que podem não sentir sede, então ofertar água regularmente”, orienta a médica.
Laura ainda destaca que os moradores devem preferir alimentos leves: “Outro ponto importante seria o uso de protetor solar ao se expor ao sol, sendo fundamental para evitar queimaduras e risco de câncer de pele; evitar se expor ao sol principalmente entre as 10h e 16h; usar óculos escuros com proteção UV para saúde dos olhos; usar roupas leves e procurar lugares frescos”.
Fonte: Sul Agora