A Polícia Militar Ambiental com sede em Laguna realizou mais uma operação a fim de coibir a pesca predatória no complexo lagunar do camarão rosa que se encontra no período de defeso.
A ação ocorreu nesta terça-feira, dia 19, na localidade de Garopaba do Sul, no município de Jaguaruna, e resultou na apreensão de 25 artes de pesca conhecida popularmente como Gerival, sete baterias e 14 redes tipo aviãozinho, petrechos utilizados para captura de camarão.
Também foram realizadas vistorias nas peixarias da comunidade que resultaram na apreensão de pescado sem comprovação de origem, além da responsabilização administrativa e penal.
Defeso
Entre 15 de julho e 15 de novembro a pesca do crustáceo fica proibida. A medida tem por objetivo garantir a reprodução e crescimento do camarão-rosa e camarão-branco.
De junho a novembro é a época do ano em que aumenta a quantidade de camarões jovens, que ainda não chegaram à idade reprodutiva.
No período fica proibido a pesca da espécie com qualquer modalidade e petrecho, na região do Complexo Lagunar, compreendendo as lagoas do Camacho, Garopaba do Sul, Imaruí, Mirim, Santa Marta, Santo Antônio, região do Ribeirão, Noca, Passagem da Barra e Ponta da Barra e todos afluentes que fazem ligação com essas lagoas.
Fonte: Folha Regional