Como ocorre anualmente, a Diocese de Tubarão anunciou na manhã desta sexta-feira (8), as transferências de padres e diáconos para o ano de 2024. A ação ocorreu por meio de um documento assinado pelo bispo Dom Adilson Pedro Busin, CS, após ponderações no Colégio de Consultores.
As transferências de padres que compõem o Clero Secular, abrangem diversas paróquias da região, sendo nas cidades de Braço do Norte, Grão-Pará, Imaruí, Imbituba, Laguna, Orleans, Sangão, São Ludgero, Treze de Maio e Tubarão. Algumas transferências foram concretizadas neste ano.
Além disso, foi anunciado que a Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) assume, a partir de 2024, a Paróquia e o Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, em Gravatal. Esses compõem o Clero Religioso, ou seja, não incardinados na diocese, cujo superior é o provincial da congregação.
Clero Secular – incardinados na diocese, cujo superior é o bispo diocesano:
· Pe. Rodrigo José da Silva – Coordenador Diocesano de Pastoral (será também cooperador na Paróquia N. Sra. da Conceição – Imbituba) com residência na casa episcopal
· Pe. Lino Brunel – Vigário Geral da Diocese e Pároco – Paróquia São José – Treze de Maio
· Pe. Elias Della Giustina – Diretor do Lar Sacerdotal e do Arquivo Histórico Diocesano (será também cooperador nas Paróquias de Oficinas – Tubarão e Rio Fortuna)
· Pe. Willian Fernandes de Jesus – Reitor do Seminário N. Sra. de Fátima – Tubarão
· Pe. Adson da Silva Muniz – Pároco – Paróquia N. Sra. Navegantes – Magalhães – Laguna
· Pe. Valdir Claudino Ribeiro – Pároco – Paróquia São João Batista – Grão Pará
· Pe. Aluísio Heidemann Jocken – Vigário Auxiliar – Paróquia São Pedro – Cabeçuda, em Laguna e Paróquia Santa Teresinha, bairro Passagem, em Tubarão
· Pe. Carlos Henrique Machado Fernandes – Vigário Auxiliar – Paróquia São Francisco de Assis – Monte Castelo. Irá residir na Paróquia N. Sra. de Fátima – Humaitá – Tubarão
· Pe. Márcio Martins – Vigário Paroquial – Paróquia N. Sra. da Piedade – Catedral e Capelão do Hospital N. Sra. da Conceição – Tubarão
· Pe. Nilo Schlickmann – Vigário Auxiliar – São Ludgero
· Pe. Paulo Henrique de Lira Santos – Vigário Paroquial – Paróquia N. Sra. da Conceição – Morrotes – Tubarão e Coordenador da Pastoral Carcerária da Diocese
· Pe. Rafael Meurer Schlickmann – Vigário Auxiliar – Paróquia Sta. Otília – Orleans
· Pe. Vanderlei Martins da Rosa – Vigário Auxiliar – Paróquia Senhor do Bom Fim – Braço do Norte
· Diác. Jean Marcos Felisberto – Animação Vocacional e Juvenil Diocesana – com residência no Seminário N. Sra. de Fátima – Tubarão.
· Diac. Jerônimo da Rosa de Labernarda – Paróquia São João Batista – Imaruí e Coordenador do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI)
· Diac. Matheus Scremin Magagnin – Paróquia N. Sra. da Piedade – Catedral – Tubarão, Coordenador das Escolas Diocesanas de Formação do Laicato e Secretário Pastoral do Bispo
· Pe. Rafael Uliano – Diretor Geral da Rádio e TV Tubá e permanece com os ofícios até então já assumidos
Padres nomeados “Administradores Paroquiais” pelo Administrador Diocesano em 14/11/2022, e agora nomeados párocos pelo Bispo Diocesano:
· Pe. Domingos Dorigon – Pároco – Paróquia Santa Rosa de Lima – Rio Bonito – Braço do Norte
· Pe. Lucas Bittencourt Neves – Pároco – Paróquia São João Batista – Morro Grande – Sangão
· Pe. Realdo Antônio Sartor – Pároco – Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto – Sangão
· Pe. Pedro José Damázio – Pároco – Paróquia São Martinho – São Martinho – Tubarão
Clero Religioso – não incardinados na diocese, cujo superior é o provincial da congregação:
· Pe. André Borges da Silva, SCJ – Pároco
· Pe. Nilson Helmann, SCJ – Vigário Paroquial
· Pe. Sérgio José Hemkemeier, SCJ – Vigário Paroquial
O bispo da Diocese de Tubarão, Dom Adilson Pedro Busin, CS, ainda deixa uma mensagem aos padres, que partem para suas novas missões no próximo ano.
“Obrigado a estes padres e diáconos, que exerceram uma missão em alguma Paróquia, e que agora estão mudando. É um envio missionário, eu sempre gosto de sublinhar nesse sentido. É um envio missionário para uma nova realidade, às vezes é próxima, e conhecemos as pessoas, a índole, e assim por diante. Não é uma nova cultura, uma nova língua, mas sempre é um novo desafio. Primeiramente essa gratidão pelo serviço que prestaram em alguma Paróquia ou outro lugar, e ao mesmo tempo, desejo que sob o manto de Nossa Senhora da Piedade, eles possam também, com o Espírito Santo, serem bons pastores aonde eles estão sendo enviados como párocos ou vigários”, disse em áudio exclusivo para as Rádios Tubá e Luz e Vida. Manifestar gratidão aos padres que partem e acolher com alegria os que chegam é sinal de amor verdadeiro e de confiança em “Deus que nos dá pastores segundo o seu coração.
Fonte: Diocese de Tubarão