No dia 04 de fevereiro a Associação de Surf de Laguna (ASL) promoverá um campeonato de surf regional nos Molhes da praia do Mar Grosso, incentivando e movimentando o cenário do surf local.
Junto à competição, será realizada uma ação socioambiental, com o objetivo de manter o cuidado das dunas frontais próximas aos Molhes, e que são alvo do projeto “Dunas dos Molhes”. “Dunas dos Molhes” é um projeto de preservação, recuperação e uso científico e educacional das dunas frontais mais próximas ao Canto dos Molhes, de iniciativa e elaborado pela ASL, possuiu a parceria das seguintes instituições na sua implementação: • Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Campus Laguna • Fundação Lagunense de Meio Ambiente (FLAMA) • Associação dos Amigos e Moradores dos Molhes da Barra (AMMB) • Prefeitura Municipal de Laguna (Secretaria Municipal de Turismo e Lazer) • Circuito Surf Talentos Oceano (Swell Eventos) • Federação Catarinense de Surf (FECASURF) • ONG Eco Local Brasil • Universipraias (por meio de Medida Compensatória)
Cabe destacar que as dunas frontais vegetadas possuem a função socioambiental de estabilização da linha da costa, isto é, mantém a largura da faixa de areia da praia, mitigando a erosão costeira e protegendo o patrimônio urbano das ressacas do mar e do aporte de areia em via pública, além de servir de habitat para fauna silvestre e proporcionar qualidade de vida e regulação térmica para a sociedade.
Estas informações de educação ambiental são apresentadas em quatro placas educativas fixadas nas bordas da área do projeto, disseminando este conteúdo de forma gratuita para toda a sociedade.
a ASL acredita que cada evento realizado no município deve colaborar Associação de Surf de Laguna – ASL, além de manter o local do projeto limpo, devidamente demarcado e sempre cuidado.
A ASL é uma entidade devidamente legalizada e tem como CNPJ: 80.960.941/0001-06 e email asllaguna@hotmail.com – (48) 996499300 - @asllaguna . A sede está localizada à Av. Maurilio Kfouri – Praça Seival - Molhes da Barra S/N para deixar o ambiente público em melhores condições do que antes da realização, deixando um legado de melhorias e de conscientização e educação socioambiental, diferente do que estava ocorrendo durante a realização dos megaeventos na praça Seival.
Além da melhoria no cercamento e na limpeza das dunas do projeto, a ação socioambiental do evento ainda recolherá resíduos do entorno da área, como a beira da praia e a calçada limítrofe às dunas na praça Seival. Esta iniciativa da ASL será patrocinada por Preto Crippa, surfista, político e empresário lagunense, sócio proprietário da empresa Paver Performance e do restaurante Beef Stakhouse.
Texto: Diretoria de Meio Ambiente da ASL – Biól. Reinaldo Langer Jaeger Fotos e imagens das placas: acervo AS