A Secretaria da Proteção e Defesa Civil ressalta que equipes do Governo do Estado de Santa Catarina seguem trabalhando de maneira integrada para prestar a assistência necessária à população atingida.
Ao longo da madrugada e manhã do sábado (4), a chuva permanece concentrada nas regiões de divisa com o RS, principalmente em áreas do Grande Oeste, onde por alguns momentos há condições para temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Nas demais regiões, o dia já inicia com a presença de sol entre nuvens e, entre a tarde e à noite, há chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas, em função da atuação de um sistema de baixa pressão nas áreas de divisa entre SC e o RS durante o seu deslocamento em direção ao oceano.
O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas à queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica, e moderado a alto para alagamentos e deslizamentos, devido à chuva dos dias anteriores.
No domingo (5), a condição de tempo será de sol e variação de nuvens no estado e, entre a tarde e à noite, devido à combinação de calor e umidade, há condições para a formação de pancadas isoladas de chuva no Sul do estado, novamente próximo da divisa com o RS.
O risco é baixo para ocorrências relacionadas às condições de tempo previstas, porém segue moderado para deslizamentos devido ao encharcamento do solo provocado pela chuva dos dias anteriores. O vento sopra fraco a moderado, de quadrante norte em todas as regiões.
As temperaturas mínimas variam entre 18 e 23°C no Oeste, Extremo-Oeste e no Litoral, oscilando entre 13 e 19°C nas demais regiões. À tarde as máximas marcam entre 21 a 26°C no Planalto Sul e nos pontos mais altos do estado e marcam entre 26 e 33°C no restante do estado.
Na segunda-feira (6) o tempo se mantém estável, com predomínio de sol do Grande Oeste aos planaltos e com sol e variação de nuvens no litoral e em áreas próximas. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.
Fonte: Sul Agora