O primeiro fim de semana do inverno em Santa Catarina inicia com tempo estável e predomínio do sol em todas as regiões em grande parte do dia.
As temperaturas mínimas variam entre 8 e 14°C entre os planaltos, Meio-Oeste, Alto Vale e na Grd. Florianópolis Serrana e de 13 a 21°C nas demais áreas no decorrer deste sábado, dia 22. À tarde, as temperaturas máximas se aproximam dos 28°C/30°C em trechos do Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul e de 24°C a 28°C nas demais regiões com valores menores nas áreas serranas.
O domingo, dia 23, inicia com formação de nevoeiros em pontos do Vale do Itajaí e do Litoral Norte, que dissipam nas primeiras horas da manhã, dando lugar ao predomínio de sol entre poucas nuvens.
Nas áreas de divisa com o RS, especialmente o Litoral Sul, a aproximação de uma nova frente fria favorece o aumento da quantidade de nuvens e há condições para pancadas de chuva e temporais isolados, intercalados por períodos de melhoria com risco baixo a pontualmente moderado para ocorrências associadas aos temporais.
As temperaturas mínimas variam entre 9 e 15°C entre os planaltos, Grande Florianópolis Serrana e Alto Vale e de 16 a 25°C nas demais regiões, com os maiores valores sendo esperados para o Litoral Sul.
As máximas variam entre 23 e 28°C na maior parte do estado com valores pontualmente maiores no Litoral Norte e menores na Serra. O mar deve apresentar condições semelhantes ao dia anterior.
Na segunda-feira, dia 24, o avanço de uma frente fria pelo Estado, combinada à influência de uma corrente de ventos quentes e úmidos provenientes do norte do país, desestabilizam a atmosfera e favorecem a formação de temporais com chuva pontualmente intensa acompanhada de raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. As áreas de instabilidade já devem afetar toda divisa de SC com o RS (Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul) na madrugada, avançando para as demais regiões ao longo dia com risco moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais como alagamentos e enxurradas pontuais, deslizamentos e destelhamentos.
Fonte> Folha Regional