Morreu neste domingo, dia 13, aos 73 anos, o publicitário Washington Olivetto. Ele estava internado no hospital Copa Star, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ), há quatro meses, tratando a saúde depois de passar por uma cirurgia no pulmão. Olivetto é um ícone da publicidade em todo o mundo e um dos mais premiados de todos os tempos.
Em outubro de 2023, o profissional foi uma das atrações de um evento da Unimed de Criciúma, ao lado de nomes como Roberto Justus, Martha Gabriel, Ricardo Amorim, Renata Vichi e Murilo Gun.
Na rede social, alguns famosos lamentaram a morte do publicitário. “Descanse em paz meu querido amigo e irmão criativo. A sua companhia e papos criativos são insubstituíveis”, escreveu José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.
José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, filho de Boni, também se manifestou nas redes sociais. “Meu querido amigo Washington Olivetto, gênio da publicidade. Incrível e especial. Voa mais alto agora. Descansa. Quem não se lembra do cachorrinho da Cofap, do garoto Bombril, do primeiro sutiã e do genial ‘Hitler para Folha’. Ele nunca parou de criar, sempre recebia dele alguma ideia, um bom texto, um divertido carinho. Vai fazer falta na minha vida”, publicou.
A jornalista Míriam Leitão disse no X: “Que triste para o país perder um talento como Washington Olivetto”. O Corinthians emitiu uma nota de falecimento. O publicitário é torcedor do Timão e chegou a ser vice-presidente de Marketing do clube.
Carreira
Olivetto conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, apenas na categoria filmes, e é o único latino-americano a ganhar um Clio em 2001, com um comercial para a revista Época.
Foi o criativo mais premiado dos últimos 30 anos no Profissionais do Ano, festival de publicidade organizado pela Rede Globo.
O publicitário foi nomeado um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media International e eleito 2 vezes o publicitário do século pela ALAP (Associação de Agências Latino Americana) e pelo site de notícias Monitor Mercantil.
Outro reconhecimento foi se tornar vencedor do “2014 Clio Lifetime Achievement Award” e em 2015 foi escolhido como o primeiro não anglo-saxão da história a entrar para o “Creative Hall of Fame, do The One Club”.
O reconhecimento público de seu trabalho inspirou duas canções de Jorge Ben Jor – “Alô, Alô, W / Brasil” e “Engenho de Dentro”. Seu nome também virou nome de pratos em restaurantes sofisticados.
Em 2013, chegou a ser homenageado pela escola de samba Gaviões da Fiel no desfile de Carnaval de São Paulo. Naquele ano, o enredo abordou a história da publicidade brasileira. Em 2016, Olivetto foi um dos condutores da tocha olímpica durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Entre as suas criações mais conhecidas estão o “Garoto do Bombril”, a campanha do “Cachorrinho da Cofap”.
Fonte: Engeplus texto de Lucas Renan DomingosEm 13/10/2024 às 19:00