Por Fabiana Ortega
Recentemente, o PicPay lançou um seguro para proteger o Pix realizado com outros bancos conectados via Open Finance. As mensalidades de seguros que oferecem cobertura ao Pix custam a partir de R$ 2,90. Apesar do valor considerado baixo, especialistas recomendam pontos de atenção no momento da contratação.
O Pix foi o meio de pagamento mais utilizado em 2022, somando 24,1 bilhões de operações ao longo do ano passado. Embora os números reforcem a relevância do Pix para o funcionamento da economia nacional, por outro lado, criminosos têm aproveitado o crescimento no uso de soluções digitais pela população para aplicar golpes.
Em meio a este cenário, Alceu Neto, gerente de produtos Ágilli, explica que o objetivo das instituições financeiras com esta modalidade de seguro é proporcionar ao cliente uma segurança adicional em caso de imprevistos com dispositivos móveis.
Mas Marilyn Hahn, CRO do Bankly, destaca que, apesar de ser uma camada a mais de segurança, a cobertura do seguro para Pix é específica e não cobre golpes ou casos de engenharia social, que são muito recorrentes.
Então, antes de contratar a solução, vale a pena se atentar à cobertura do seguro ofertado e se ela atende às suas necessidades”, recomenda Hahn.
Seguro do Pix: cuidados antes de contratar
Luiz Felipe Attié, advogado especialista em meios de pagamento e fintechs do Barcellos Tucunduva Advogados, recomenda que, no momento da contratação, é importante verificar quais as situações abrangidas pelo seguro, as condições para a reivindicação e o valor total da cobertura.
Hahn também faz alertas. Segundo a CRO do Bankly, é preciso se atentar também em relação à carência do seguro, franquia, prazo de reembolso, entre outros fatores.
“Como qualquer outro tipo de seguro, os seguros para Pix possuem diversas condições de cobertura. Então, é importante estar ciente de todas elas antes de contratar”.
MARILYN HAHN, CRO DO BANKLY.Neto diz que o seguro Pix é recomendado para todas as pessoas que utilizam aplicativos de banco em celulares ou internet banking em computadores. Segundo ele, o cliente que vai contratar um seguro de proteção deve levar em conta o seu perfil de movimentação na conta, bem como os limites concedidos pelo banco.
Custo baixoSegundo levantamento feito pelo InvestNews com oito instituições que oferecem o seguro para o Pix, os valores da mensalidade começam a partir de R$ 2,90, com variações nas coberturas, carência, vigência e prazo de reembolso.
Neto explica que o custo do seguro é determinado a partir do valor da cobertura contratada e pode variar muito de banco para banco. O gerente de produtos Ágilli aponta que, para se chegar ao preço final, as seguradoras dispõe de uma equipe de atuários especializada em precificação.
Fonte: Invest News