Aconteceu sábado último, dia 21, em Lages, na Serra catarinense, uma assembleia com representantes associados ou não da FARCOM Federação das Associações das Rádios comunitárias, uma entidade que tem por objetivo unir representantes das radcoms para unidos lutarem por interesses comuns.
Diante de tantos desafios e problemas que as emissoras comunitárias enfrentam, é mais do que necessário congregar estes radiodifusores. no intuito de trabalharem pela sobrevivência deste tipo de emissora, além de fundamentar e bem representar as repectivas comunidades, às quais estão inseridas.
Infelizmente, as radcom encontram vários obstáculos para cresecerem e prosperarem. Os principais entraves vão desde a baixa abrangência em termos de alcance radiofônico, inserção de publicidades públicas ou não e a pouca disponiblidade de canais, pois em algumas cidades, há conflitos de frequência, o que disficulta um difusão de qualidade.
Na ocasião, foi eleita a nova diretoria da federação para o biênio 2023-2025, tendo como presidente Mauro Postal de Chapecó, ficando na vice-presidência José Luiz Madeira, de São Ludgero.
Uma das principais metas das rádios comunitárias é lutar para que on Tribunal de Contas aprove a captação de recuros públicos e autarquias, entre outros objetivos.
Fonte: Voz da Família