A expansão da rede de transmissão e o crescimento contínuo da conta de subsídios pressionam os custos, afirma diretor-geral
Os consumidores brasileiros devem se preparar para um aumento significativo nas contas de energia elétrica em 2024. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) afirmou nesta segunda-feira (22) que as tarifas devem subir em média 5,6% este ano, valor que supera a inflação projetada de 3,87% para o mesmo período.
De acordo com o diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa, ao menos dois fatores estão impulsionando o aumento na conta de luz: a expansão da rede de transmissão e o crescimento contínuo da conta de subsídios.
A expansão da rede de transmissão somam R$ 60 bilhões de investimentos em 2023 e 2024, valor que as concessionárias precisam recuperar via tarifa na conta de luz.
Em 2024, os subsídios na conta de energia devem atingir o maior valor já registrado pela Aneel, totalizando R$ 37,2 bilhões. Cerca de 88% deste valor será pago diretamente pelos consumidores por meio de encargos na conta de luz.
A Aneel realiza ajustes anuais nas tarifas das distribuidoras, baseando-se em fatores como custos de geração e transmissão de energia, encargos setoriais, custos operacionais das distribuidoras e inflação.