O grupo extremista Hamas elogiou o presidente Luis Inácio Lula da Silva neste domingo, 18. O presidente comparou a atuação de Israel na Faixa de Gaza com o que aconteceu durante o holocausto cometido pelos nazistas.
Durante entrevista em Adis Abeba, Etiópia, no qual participou da 37ª Cúpula da União Africana, Lula foi questionado a respeito dos países que deixaram de fazer repasses para a UNRWA, agência da ONU que ajuda refugiados palestinos.
Assim, o presidente chamou atenção para os países que não enxergam o que realmente acontece hoje na Faixa de Gaza, enquanto o mundo presencia a guerra entre Israel e o Hamas. "Não é uma guerra entre soldados e soldados. É uma guerra entre um exército altamente preparado e mulheres e crianças", afirmou ele.
Para Lula, Israel comete genocídio na Faixa de Gaza. Assim, ele comparou a ação do país com o que os nazistas fizeram durante a Segunda Guerra Mundial.
"O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus", disse Lula.
Hamas elogia
Através do canal oficial no Telegram, repercute o UOL, o grupo extremista Hamas elogiou a resposta de Lula. Para o grupo, "a declaração surge no contexto de uma descrição precisa daquilo a que o nosso povo está exposto".
Além disso, o Hamas acredita que a fala "revela a enormidade do crime sionista cometido com disfarce e apoio aberto pela administração americana liderada pelo presidente [Joe] Biden"
Fonte: AH Aventuras na História