O empresário Abilio Diniz morreu em decorrência de uma pneumonite. A doença é um tipo de inflamação pulmonar grave, mas diferentemente da pneumonia, que é infecciosa, ela acontece por exposição a substâncias que irritam os pulmões.
Segundo o boletim médico, a causa da morte foi insuficiência respiratória causada por pneumonite. O empresário ficou um mês internado no hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista.
O que é pneumonite?
A pneumonite é uma inflamação nos pulmões que atinge a parte intersticial do órgão, que é a região entre os alvéolos pulmonares. Os alvéolos são responsáveis por transformar o gás carbônico em oxigênio.
A doença acontece, geralmente, por hipersensibilidade. Ou seja, decorrente da
inalação de substâncias químicas em partículas tão pequenas que são capazes de
serem absorvidas pelo pulmão, causando a inflamação.
— Margareth Dalcolmo, pneumologista e presidente da SBPT
Nos quadros graves, ela pode levar a uma fibrose pulmonar, que é quando se formam cicatrizes nos pulmões, enrijecendo o tecido e dificultando a respiração, além de insuficiência respiratória.
Qual a diferença entre pneumonite e pneumonia?
A diferença está na causa e também em como ela age no corpo. A pneumonia atinge os alvéolos, já a pneumonite atinge uma outra área: o interstício, que fica entre os alvéolos.
Outro ponto diferente é a causa. A pneumonia é causada por vírus, fungos e bactérias. Já a pneumonite é causada pela exposição a compostos químicos.
A pneumonite não tem bactérias ou vírus, mas é causada pelo que chamamos de hipersensibilidade. Isso ocorre quando o pulmão é exposto a uma substância que é inalada. Há casos por inalação de spray, óleo, qualquer coisa que possa causar uma irritação de natureza inflamatória.
— Margareth Dalcolmo, pneumologista e presidente da SBPT.
Quais os sintomas da pneumonite?
Alguns dos sintomas da doença são tosse, falta de ar, chiado no peito, dor no peito, dor ao respirar, irritação no nariz e na garganta, fraqueza, febre e dor abdominal.
Fonte: G1