O governo de Santa Catarina decretará estado de emergência devido ao quadro grave de infecções de dengue no Estado. A informação foi confirmada pela equipe da Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
O decreto está pronto e deve ser publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) na quinta-feira (22), confirmou Zanotto.
Dentre os incrementos facilitados pelo decreto de emergência está a maior celeridade para o dispêndio de recursos para combater o quadro epidemiológico. A nível municipal, o estado de emergência já foi adotado nas cidades de Joinville e Balneário Piçarras, no Litoral Norte.
A Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) já registrou 17.696 casos de dengue em 177 municípios catarinenses até o fim da tarde desta terça-feira (20). Por conta das altas, a pasta decidiu informar sobre o avanço da doença semanalmente. Até então, os informes eram emitidos mês a mês.
Conforme a Dive, os dados mostram um aumento de 650% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram confirmados até então oito morta pela doença, em Joinville (5), Araquari (1), Itajaí (1) e Itapiranga (01). Há outras duas mortes em investigação em Araquari e Navegantes.
O TCE/SC (Tribunal de Contas de Santa Catarina) pediu na última semana que as 295 prefeituras do Estado elaborem e enviem um plano de contingência de prevenção e combate à dengue. A solicitação do conselheiro Luiz Eduardo Cherem, relator temático da saúde, também contempla a SES ( Secretaria de Estado da Saúde).
Fonte: ND Mais