O último fim de semana de março foi de muito calor, mas com a passagem de uma frente fria pelo estado de Santa Catarina, os primeiros dias de abril prometem ser diferentes. Segundo a Defesa Civil, segunda-feira começa com mais nuvens no final da manhã.
Já à tarde, há condições para pancadas de chuvas e temporais isolados com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, que começam pelo oeste do estado e se estendem para as demais regiões até o final do dia.
Mas a Defesa Civil ressalta que o risco é baixo para ocorrências como alagamentos, destelhamentos, entre outros.
Ainda conforme o órgão, as temperaturas mínimas variam entre 18 e 23°C no Oeste, Extremo Oeste e no Litoral catarinense e variando entre 12 e 16°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas máximas oscilam em torno dos 30°C em todas as regiões, superando este valor no Extremo Oeste e no Litoral.
Tempo na terça-feira (2)
Já na terça-feira (2), a frente fria se afasta do estado, mas segundo a Defesa Civil, o tempo permanece instável, com a presença de muitas nuvens e condições para chuva isolada que ocorre principalmente do centro ao leste do estado e acompanhada por trovoadas no período da tarde, por influência de um sistema de baixa pressão.
As temperaturas mínimas variam entre 13 e 16°C no Meio-Oeste e planaltos e de 17 e 21°C nas demais áreas. À tarde, as temperaturas máximas variam entre 28 e 30°C na maioria das regiões, com exceção do Planalto Sul e Litoral Sul, onde o vento vira antes e mantém as temperaturas mais baixas.
Quarta (3) e quinta-feira (4)
Na quarta-feira (3), a formação de uma nova frente fria entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai concentra a umidade e instabilidade na região, o que favorece um tempo de calor e ensolarado em Santa Catarina.
Já na quinta-feira (4), o sol predomina e as temperaturas serão altas em todo o estado, conforme a Defesa Civil. Mas no fim do dia, a aproximação da frente fria, favorece a condição de pancadas de chuva e temporais na região da divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.
Fonte: ND Mais. Epagri