Um jovem de 24 anos morreu eletrocutado, na manhã desta quinta-feira (4), no interior de Bagé, após passar, acidentalmente, por cabos da rede elétrica rompidos no vendaval da noite anterior. O fato aconteceu por volta das 10 horas, na localidade do Passo da Alexandrina.
Segundo a Polícia Civil, o produtor rural Murilo Vieira dos Santos estava cavalgando pela localidade quando o cavalo teria se enroscado no fio solto energizado. Na tentativa de soltar o animal, o jovem acabou sofrendo a descarga elétrica e veio a óbito no local.
Um amigo que vinha logo atrás, também a cavalo, tentou laçar Murilo para afastá-lo do contato com o cabo. Na tentativa, seu cavalo acabou atingido por uma descarga elétrica. Os dois equinos também morreram. A Polícia Civil investiga o caso.
A Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Rio Grande do Sul (Fetar-RS) emitiu uma nota lamentando a morte do trabalhador e repudiando a demora da CEEE Equatorial em atender ocorrências de falta de energia, especialmente, nas áreas rurais do interior do estado.
“Queremos que o Governo do Estado tome providências urgentes para dar um basta na irresponsabilidade e omissão da CEEE/Equatorial e evitar que novas tragédias, como essa voltem a acontecer”, diz parte do texto.
Em nota, a concessionária afirmou que está prestando apoio aos familiares da vítima e que acompanha as investigações. “A empresa lamenta profundamente o ocorrido, solidariza-se com a família da vítima. Informa ainda que colabora com as investigações e irá continuar a prestar apoio e suporte aos familiares, aguardando com prudência e responsabilidade os desdobramentos dos fatos e a completa apuração das causas e circunstâncias do acidente”.
Devido ao vento forte que afetou a Campanha e o Sul, a CEEE Equatorial informou que até as 18h de hoje (4) ainda havia 17 mil clientes sem luz nestas regiões.
Contudo, a energia elétrica já foi restabelecida para 13 mil unidades consumidoras. Os municípios mais atingidos são Bagé (11 mil clientes) e Pelotas (1 mil).
Fonte: Jornal Tradição Regional RS