O projeto de lei que transforma Tubarão na Capital Catarinense do Turismo Ferroviário, foi aprovado pelos Deputados Estaduais, na sessão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) desta terça-feira (2), em Criciúma, Apresentado pelo Deputado Estêner Soratto (PL), a proposta, discutida na Alesc, pretende fomentar o desenvolvimento econômico e turístico da região, aproveitando o rico patrimônio histórico e cultural ligado à ferrovia.
O reconhecimento de Tubarão como a Capital Catarinense do Turismo Ferroviário potencializa ainda mais esse setor, colocando a Cidade Azul em destaque no cenário nacional. “Como tubaronense, tenho um orgulho imenso da história ferroviária de Tubarão e do potencial que ela tem para impulsionar o turismo e o desenvolvimento econômico local. Agradeço aos meus colegas Deputados pela aprovação do projeto e por acreditarem nesse potencial,” afirma Soratto.
Ele conta que Tubarão teve seu desenvolvimento impulsionado pela urbanização e a chegada de imigrantes europeus. A inauguração da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina em 1884 foi um marco importante, conectando Tubarão a outras regiões e gerando prosperidade, especialmente após a instalação das oficinas centrais.
O Museu Ferroviário de Tubarão, fundado em 1997, mantém viva essa história com uma coleção de máquinas a vapor, vagões e documentos históricos. Além disso, o Passeio Turístico Ferroviário Expresso, realizado em uma máquina a vapor, continua a atrair turistas, beneficiando dezenas de municípios.
O projeto agora segue para sanção do Governador Jorginho Mello (PL). “Se sancionado, Tubarão ganhará um novo título que certamente fortalecerá o turismo local”, reforça o deputado. Apenas no ano passado, mais de cinco mil pessoas visitaram o Museu Ferroviário, e os passeios de Maria Fumaça atraíram mais de 12 mil turistas de todas as partes do Brasil.