O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou nesta quinta-feira, 1º, a criação de um grupo de trabalho para a elaboração de um Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares em 90 dias. A medida faz parte do programa Celular Seguro e busca inserir ferramentas que possibilitem a recuperação de aparelhos furtados ou roubados.
A ideia de incorporar solução de localização de celulares foi anunciada ainda no primeiro semestre deste ano, como uma nova fase do programa Celular Seguro. O órgão terá como referência a funcionalidade para localização de smartphones coordenada pela Polícia Civil do Piauí, que desenvolveu um programa de computador que armazena dados dos telefones celulares do estado.
A partir do protocolo, o órgão espera que seja possível fazer o bloqueio total do celular (aplicativos, aparelho e chip) ou ainda escolher entre bloquear apenas os aplicativos e o chip, acionando o modo recuperação, que vai permitir a recuperar o aparelho.
“No modo recuperação, o Celular Seguro será informado de forma automática pelas operadoras de telefonia sempre que um novo chip for instalado no aparelho roubado ou furtado, o que permitirá a ação das polícias estaduais, a partir da implantação do protocolo nacional”, explica o órgão.
No Piauí, os donos das linhas habilitadas em aparelhos com registro de furto ou roubo são intimados via WhatsApp para comparecer a uma delegacia para esclarecer a situação.
A nova opção também permitirá consulta à Base Nacional de Boletins de Ocorrência do Sinesp para que consumidores chequem, antes de comprar, se o celular a ser adquirido possui registro de perda ou crime.
Segundo o MJSP, o grupo será composto por membros do Ministério da Justiça e Segurança Pública e das secretarias de segurança pública de 11 estados, são eles: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
Fonte: Tele.síntese Portal da Telecom