Na última terça-feira, dia 13, a Folha de S. Paulo publicou uma reportagem investigativa que teve como alvo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O conteúdo acusa o ministro de ordenar, de forma não oficial, a produção de relatórios no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para embasar decisões dele mesmo no Supremo Tribunal Federal (STF). Diante disso, a bancada catarinense no Senado Federal pediu a investigação do ministro.
Em nota, a bancada, formada pelos senadores Beto Martins (PL), Jorge Seif (PL) e Esperidião Amin (PP), afirma que “lutará pela plena apuração de todas as denúncias apresentadas, especialmente aquelas de caráter grave e que estejam fundamentadas por provas materiais”. E que os fatos divulgados pelo veículo de imprensa “apontam para questões extremamente sérias envolvendo a fundamental instituição, o Judiciário”. Leia o texto completo.
Esta semana, senadores alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediram a destituição do ministro do STF. Caso seja aprovado, este seria o primeiro impeachment de um ministro do STF na história do país.