Celular Seguro é um aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para proteger os usuários em caso de roubo, furto ou perda de seus aparelhos. Mas você sabe como o Celular Seguro funciona? A ferramenta permite bloquear o celular, a linha telefônica e os aplicativos financeiros associados, evitando golpes e uso indevido.
Além disso, as operadoras bloqueiam os chips dos celulares roubados e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) bloqueia o aparelho pelo código IMEI, aumentando a segurança.
Em 1º de agosto de 2024, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, lançou uma nova fase do programa Celular Seguro com o Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares.
A iniciativa permite o bloqueio de dispositivos roubados ou furtados e facilita a atuação das polícias estaduais.
Se você deseja saber mais detalhes sobre o aplicativo do governo para bloquear celular, como acessá-lo, baixá-lo, e como ele pode proteger seus dispositivos, continue a leitura do artigo!
O aplicativo do governo para bloquear celular roubado ou furtado é o Celular Seguro. Ele foi desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em conjunto com a Anatel e a Febraban.
Como funciona o aplicativo Celular Seguro do Gov.br?
O aplicativo Celular Seguro funciona como um botão de emergência para indicar perda, furto ou roubo do celular. Quando ativado, notifica as operadoras e bancos sobre o ocorrido. O pedido de bloqueio pode ser feito pelo próprio dono do aparelho, ou por uma pessoa de confiança.
Disponível como site e aplicativo, o programa do governo impede o acesso aos aplicativos bancários e ao próprio celular, com o bloqueio feito pelas operadoras e pelo IMEI. Embora o processo agilize a comunicação com essas instituições, é importante notar que os prazos para a efetivação do bloqueio podem variar.
1. Instale o aplicativo Celular Seguro no seu celular (iOS e Android) ou acesse a versão de navegador;
2. Realize o login com a sua conta Gov.br;
3. Leia e aceite os termos de uso;
4. Leia o tutorial disponibilizado pelo aplicativo;
5. clique no botão “Pessoas de Confiança” e cadastre um contato de sua confiança;
6. retorne à tela inicial e clique no botão “Registrar Telefone”;
7. insira as informações solicitadas no formulário e clique em “Cadastrar”.
Sim, para utilizar o Celular Seguro, um programa do governo, é necessário possuir o cadastro no Gov.br.
Fonte: Remessa Online