noticias Seja bem vindo ao nosso site VOZ DA FAMILIA!

Brasil

Adulteração alimentícia; fábrica utilizava soda cáustica na fabricação do leite

De acordo com a Anvisa, o uso do hidróxido de sódio (NaOH), ou soda cáustica em leite é proibido, pois mascara práticas de fabricação inadequadas e pode induzir fraudes.

Publicada em 11/12/24 às 21:36h - 12 visualizações

VOZ DA FAMILIA


Compartilhe
Compartilhar a noticia Adulteração alimentícia; fábrica utilizava soda cáustica na fabricação do leite  Compartilhar a noticia Adulteração alimentícia; fábrica utilizava soda cáustica na fabricação do leite  Compartilhar a noticia Adulteração alimentícia; fábrica utilizava soda cáustica na fabricação do leite

Link da Notícia:

Adulteração alimentícia; fábrica utilizava soda cáustica na fabricação do leite
Fábrica Dielat Laticínios em Taquara (RS) produzia leite e derivados utilizando soda cáustica; seis foram presos –  (Foto: Foto: MPRS/Reprodução/ND)

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o hidróxido de sódio (NaOH), ou soda cáustica, é um aditivo alimentar autorizado em algumas categorias de alimentos. No entanto, seu uso em leite é proibido, pois mascara práticas de fabricação inadequadas e pode induzir fraudes.

Operação Leite Compensado: Anvisa alerta para riscos do uso de soda cáustica no leite

A soda cáustica altera o pH do leite, neutralizando a acidez causada pela proliferação de microrganismos. Essa prática permite que bebidas em condições inadequadas, como estocagem em temperaturas erradas ou higiene insatisfatória, enganem os testes de qualidade.

Segundo o informe técnico nº 33 de 2007 da Anvisa, corrigir a acidez com hidróxido de sódio pode ocultar a contagem bacteriana fora dos padrões. De acordo com órgão regulamentador, a substância é altamente corrosiva e, fora do controle adequado, pode trazer sérios riscos à saúde.

“O padrão de acidez do leite tem relação com a contagem de bactérias, e, portanto, o produto que antes tinha acidez fora do limite permitido (e essa acidez foi corrigida com hidróxido de sódio), poderia estar com o contagem microbiana fora do padrão estabelecido”, diz nota da Anvisa.

A ingestão de soda cáustica em estado puro é perigosa e pode causar desde salivação excessiva e dificuldade para engolir até sangramentos e perfurações em órgãos internos, como esôfago e estômago. Já o consumo de leite estragado pode resultar em intoxicação alimentar, com sintomas como febre, vômitos, diarreia e calafrios


Fonte: ND Mais




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (48)998465876

Visitas: 57633
Usuários Online: 3
Copyright (c) 2024 - VOZ DA FAMILIA - PORTAL VOZ DA FAMÍLIA. Notícias, reportagens e produções musicais de nossa terra!