Uma comissão formada por representantes da Associação Empresarial de Tubarão (ACIT), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Observatório Social do Brasil, Paróquia Nossa Senhora da Piedade e Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, do Complexo Laguna e Bacias Contíguas, apresentou um ofício com reivindicações ao prefeito em exercício Gelson Bento. A entrega da pauta ocorreu durante um encontro no Paço Municipal.
O ofício entregue ao prefeito interino apresenta uma quatro sugestões, todas relacionadas a ações preventivas para impedir enchentes ou alagamentos: apresentação de um mapa hidrogeotécnico indicando áreas suscetíveis a perigo/risco; elaboração de um mapa com cotas-enchente e carta-enchente; estudo ambiental para definir ações que busquem prevenir as margens do Rio Tubarão; e criação de estrutura de serviço meteorológico, com sistema de avisos e alertas e redes de estações de monitoramento das condições meteorológicas e hidrológicas e contratação de pessoal com qualificação técnica adequada, com fundamental instalação de estações para compor o sistema de alerta.
Tais sugestões, segundo o ofício, seriam para estruturar adequadamente a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil. O prefeito Gelson Bento agradeceu a pauta de sugestões que, segundo ele são pertinentes, e se comprometeu a realizar os encaminhamentos que possam viabilizar a execução de cada uma delas.
Também foi solicitado ao município o apoio junto ao Governo do Estado para o desassoreamento do Rio Tubarão, pauta que voltou a ganhar força nos últimos anos.
FONTE: Imprensa TB