Dia 22 de junho é o dia do orquidófilo e para homenagear esta data, o Portal Voz da Família escolheu uma pessoa da terra, que se dedica ao cultivo dessa maravilhosa flor. João Cirineu, um homem que se dedica há mais de 25 anos, lidando com orquídeas.
Segundo ele, tudo começou como um hobby e virou uma rotina tão grande que se tornou uma espécie de profissão. Para ele, cultivar orquídeas é viver um mundo fascinante, desestressa e faz com que ele perceba o mundo na beleza de uma flor, numa dádiva divina.
22 de Junho é uma data especial destinada a homenagear e promover o cuidado das diferentes espécies de orquídeas pelo mundo.
A escolha desta data é uma homenagem ao nascimento de João Barbosa Rodrigues (22 de junho de 1842), responsável por mais de duas décadas pela direção do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
O naturalista, taxonomista e botânico é conhecido por ter desenvolvido e conduzido um importante estudo sobre as orquídeas brasileiras, trabalho este que foi imortalizado nas obras: “Genera et species orchidearum novarum” e “Iconografia das orquídeas”.
Entre os brasileiros, o Dia do Orquidófilo costuma ser comemorado em diversas Associações e Grupos que se dedicam ao cuidado e atenção dado às orquídeas.
Aliás, a origem do termo “orquidófilo” deriva a partir da junção de dois termos gregos: orchidos + filein, que significa literalmente “apreciar orquídeas” ou “apreciador de orquídea”.
Devido ao clima do Brasil, o país é considerado um dos maiores produtores desta flor no mundo, com diversas espécies diferentes.
FONTE: Voz da Família