Vale ressaltar que podem haver alterações de valores dependendo da modalidade de pagamento. O Procon apresenta algumas dicas que podem ajudar a evitar problemas na hora de escolher os presentes.
Confira algumas dicas:
– Pesquise os preços: É comum encontrarmos variação de preços em um mesmo produto.
– Compare os valores à vista e a prazo: A lei determina que os estabelecimentos coloquem o valor total à vista das mercadorias e, quando houver diferença, o total a prazo. Além disso, é necessário ter o valor das parcelas, o prazo de pagamento, os juros e encargos incidentes sobre o produto.
– Exija o preço mais baixo em caso de diferença: Todas as promoções em publicidade devem ser cumpridas pelo comerciante. Em caso de divergências, ele fica obrigado, por lei, a fazer o menor preço para o cliente.
– Observe a política de trocas: Lojas físicas não são obrigadas a trocar produtos. Por isso, antes de realizar a compra, verifique se o estabelecimento faz trocas de mercadorias e qual o prazo máximo para efetivá-las.
– Exija nota fiscal: A nota fiscal é seu comprovante de compra. Com ela você pode acionar a garantia e trocar o produto quando for o caso.
– Observe produtos em promoção: Observe se a promoção não é somente para produtos de mostruário ou com alguma avaria. Evite surpresas.
– Fique atento: Direito de arrependimento somente para produtos comprados pela internet ou telefone. O direito de arrependimento de sete dias, que consta em Lei, é somente para produtos que o consumidor não consegue verificar no momento da compra, ou seja, produtos comprados à distância.
Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o Procon através do telefone 3621 9818 ou através do aplicativo Facilita Tubarão na opção Procon Online.
Fonte: Assessoria de Imprensa TB