Um torneio de canto de aves canoras de até R$ 50 mil foi alvo de uma batida sanitária e terminou com fuga de parte dos envolvidos e abandono de animais em Tubarão, no Sul de Santa Catarina. Segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA), 49 aves foram apreendidas.
"Nós conseguimos manter a grande maioria [dos participantes] no local, até ser feita a averiguação dos responsáveis e de quem possuía os pássaros", informou o major Gilson Klein, que comanda a PMA na região.
A competição, registada no bairro Passagem, descumpria determinação estadual que proíbe eventos com aglomeração de aves em prevenção à gripe aviária.
No local, foram verificados pássaros das espécies coleira e trinca-ferro, conhecidos pelo canto harmonioso. A operação surpresa, com parceria da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), ocorreu no domingo (21), após denúncia anônima.
"Muitas das aves abandonadas tinham anilhas, mas parte delas estava falsificada, então não conseguimos identificar o verdadeiro dono. Tinha pássaro com valor estimado entre os próprios criadores de até R$ 50 mil", informou Klein.
A PMA registrou 20 autuações administrativas e deve confeccionar uma quantidade semelhante de termos circunstanciados contra os envolvidos. Os suspeitos devem responder pelo crime de infração de medida sanitária preventiva. A polícia estima que cerca de 30 pessoas conseguiram fugir.
O Código Penal prevê detenção de um mês a um ano, além de multa, pela prática do crime.
Já as aves apreendidas foram levadas ao hospital veterinário da Unisul em Tubarão para uma avaliação. As que estiverem aptas serão reintroduzidas em seu habitat natural.
Fonte: G1 SC