Dia 20 de fevereiro, a Igreja celebrou, com alegria, a Festa Litúrgica dos Santos Pastorinhos de Fátima, Francisco Marto e Jacinta Marto, videntes de N. Sra. de Fátima.
Eles tinham, respectivamente, 8 e 7 anos de idade quando tiveram as visões. Juntos de sua prima Lúcia, de 10 anos, testemunharam, primeiramente, as aparições do Anjo de Portugal (ou Anjo da Paz) e, em seguida, as aparições da Virgem Maria, que ocorreram entre 1916 e 1917.
Pouco tempo depois, ficaram amplamente conhecidos como Os Três Pastorinhos de Fátima. Ao pastorearem os rebanhos da família, as crianças receberam a graça da visita de Nossa Senhora, mas, no decorrer dos meses, aquela experiência incrível também se tornou um grande desafio, pois eles foram literalmente perseguidos por pessoas que não acreditavam em suas palavras.
No início, o Anjo da Paz os preparou para o que viria à frente, ensinando-lhes, por exemplo, orações. Depois, foi a vez de Nossa Senhora, que apareceu pelo menos 6 vezes a eles. Foram, então, instruídos a respeito da oração, dos sacrifícios e da conversão. Por fim, receberam mensagens que, ao se tornarem públicas, mudaram para sempre a história da Igreja e do mundo.
Em Fátima, Nossa Senhora fez solicitações aos pastorinhos, e a todo o mundo, que não podem ser esquecidas: a fé viva e testemunhada, a conversão, a paz e a esperança.
Alguns anos após as aparições, tal como Nossa Senhora já havia dito, Francisco e Jacinta foram ao encontro do Pai do Céu, enquanto Lúcia precisou ficar mais um tempo, como também foi prefigurado pela Virgem Maria.
Francisco de Jesus Marto faleceu no dia 4 de abril de 1919, com 10 anos de idade. Jacinta de Jesus Marto morreu no dia 20 de fevereiro de 1920, com nove anos. Filhos de Manuel Pedro Marto e de Olímpia de Jesus dos Santos, foram beatificados pelo Papa João Paulo II no dia 13 de maio de 2000 e canonizados pelo Papa Francisco em 13 de maio de 2017.
A data escolhida para a festa litúrgica foi o dia 20 de fevereiro, pois foi nesse dia que Jacinta foi ao encontro do Pai do Céu e de seu irmão Francisco.
Fonte: Igreja N.S. Fátima