Após o despacho determinando a interdição parcial de Presídio Regional de Tubarão, a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) divulgou nota oficial oficializando abertura de nova unidade na cidade.
Diz a nota:
"A Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) informa que foi notificada sobre a decisão judicial de interdição parcial do Presídio Regional de Tubarão. Atualmente, a decisão está sob análise criteriosa de sua Consultoria Jurídica, que avalia as próximas etapas e medidas a serem adotadas, respeitando os prazos determinados pela justiça.
Comprometida com a redução do déficit de vagas e a melhoria contínua do sistema penitenciário de Santa Catarina, a SAP está engajada na elaboração e execução de planos estratégicos para novas construções e ampliações de unidades. Um marco importante será alcançado em março com a inauguração de um novo anexo na Penitenciária Masculina de Tubarão, que disponibilizará 446 novas vagas no município.
A Secretaria segue acompanhando a situação do Presídio Regional de Tubarão, mantendo o constante diálogo com o Poder Judiciário, a fim de garantir a segurança e a preservação dos direitos básicos de todas as pessoas privadas de liberdade", diz a nota oficial da SAP.