Após uma consumidora registrar uma reclamação em relação a ter sido vítima de um golpe em uma compra que era para ser de R$ 100,00 e foi processada em R$ 4.100,00, o Procon alerta os consumidores sobre o golpe do display falso aplicado em máquinas de cartão.
O golpista utiliza um mini display idêntico ao da máquina de cartão, o colocando sobre o valor original, de modo a ocultar a transação. Outra forma se dá quando o golpista coloca um adesivo especial que não deixa a pessoa perceber que aquilo não é um display de verdade. Com isso, o golpista consegue programar a máquina para realizar uma transação de qualquer valor. Na hora que o consumidor digita a senha aparece um valor, mas quando o consumidor verifica através do aplicativo do banco, o valor da transação é bem maior.
Nestes casos de golpe, o golpista informa ao consumidor que não aceita o pagamento em dinheiro em espécie, somente em cartão de crédito ou débito.
Importante salientar que, quando o consumidor solicita o comprovante de pagamento, o golpista alega que a máquina está sem papel, ou algo do gênero, mas obviamente nunca haverá comprovante.
Desta forma, se faz fundamental sempre verificar se não há adulteração na máquina de cartão; não digitar a senha caso não esteja conseguindo visualizar o valor da transação da máquina; verificar se não há rachadura, sujeira ou qualquer outro problema que corrompa a visualização do valor que está na máquina de cartão de débito ou crédito; ter sempre um serviço de alerta de compras em seu cartão por mensagem SMS – isso lhe permitirá descobrir o golpe no momento da compra, o que facilita contestar a transação junto ao banco/administrador do cartão e, assim, evitar que o valor vá parar nas mãos do criminoso; caso a máquina apresente algum erro durante a transação, verifique no celular se ela realmente não foi aprovada antes de digitar a senha novamente;
Caso seja vítima do golpe, a orientação é comunicar imediatamente ao banco e realizar a contestação do valor, de modo que a compra não seja processada. Posteriormente, deve-se procurar uma delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência e comparecer ao Procon, cujo telefone para dúvidas é o (48) 3621-9818, sendo que o consumidor também pode entrar em contato no e-mail procon@tubarao.sc.gov.br ou ainda registrar a reclamação presencialmente na sede do órgão, localizada no Facilita Tubarão, localizado na Rua Teresa Cristina, 236, em Oficinas, de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 18 horas, sem fechar ao meio-dia.
Fonte: Assessoria de Imprensa TB