Dia 15 de março é o dia mundial do consumidor. A data relembra o discurso feito em 15 de março de 1962 por John Kennedy, então presidente dos Estados Unidos. Ele defendeu que todo consumidor tem direito à segurança, à informação, à escolha e ao direito de ser ouvido. No Brasil, a data assume um significado especial, já que foi quase no mesmo dia, em 11 de março, só que do ano de 1991, que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) entrou em vigor. O CDC é considerado uma das mais avançadas legislações sobre o assunto no mundo.
Apesar de ser considerada a Black Friday do primeiro trimestre para o comércio varejista, o Procon não tem registrado aumento de reclamações após essa data, o que indica que a finalidade de promover campanhas que valorizem o consumidor tem sido cumprida.
A principal orientação aos comerciantes é investir no pós-venda, oferecendo canais de comunicação eficientes.
Ainda que ocorra algum problema na compra, de vício do produto, na entrega ou troca, os consumidores normalmente entendem que as empresas têm um prazo para solucionar o problema, mas a dificuldade surge quando não há atendimento claro e rápido ao consumidor. Oferecer um tratamento diferenciado, ainda mais nessa data, é uma grande oportunidade de fidelizar o cliente.
Para os consumidores, vale reforçar algumas orientações:
DISTRIBUIÇÃO DE LEMBRANÇA AOS CONSUMIDORES QUE FOREM ATENDIDOS NO DIA 15 DE MARÇO:
Para celebrar a data, no dia 15 de março haverá distribuição de uma lembrança para os consumidores que forem atendidos no Procon.
A sede do Procon está localizada no Facilita Tubarão, na Rua Teresa Cristina, 236, Bairro Oficinas.
Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o Procon, pelo telefone (48) 3621-9818 ou no e-mail: procon@tubarao.sc.gov.br
Fonte: Assessoria de Imprensa TB