Faltam um pouco mais de quatro meses das eleições deste ano e o clima eleitoral de Tubarão começa a ter os nomes dos postulantes ao cargo máximo do município. Já são cinco os partidos com pré-candidatos a prefeito de Tubarão: Deka (União), Stupp (PSDB), Dr. Jean (Progressistas), Dênis Matiola ou Luciano Menezes, ambos do partido do atual prefeito Jairo Cascaes, o PSD, e Soratto (PL).
Este é o momento onde todos anunciam candidatos para negociar as melhores composições e garantir vagas de vice nas chapas mais consolidadas. O PT e o MDB ainda esperneiam e buscam definir os nomes para as disputas.
O PT tem alguns nomes, mas não está fácil convencer os caciques a enfrentar as urnas: Olávio Falchetti, como nas outras vezes, quer, mas diz que não vai, por conta das pressões familiares; Dr Matusa, que já foi vereador, não admite abandonar o escritório de advocacia; o professor Paulão, está à disposição, mas prefere ser candidato a vereador; Matheus Madeira, presidente do PT na cidade anuncia nas mídias sociais que é pré-candidato a vereador. Nos bastidores, o nome da advogada Patrícia Uliano, Procuradora do Município, surge como alternativa.
Na eleição de 2020, o PT sequer conseguiu completar a nominata para candidatos a vereador, apresentando apenas 14 nomes à Justiça Eleitoral, quando poderiam ser apresentadas 23 candidaturas. O PT não tem vereadores nesta Legislatura.
O MDB, que elegeu apenas o vereador José Luiz Tancredo, que teve 661 votos e embarcou na Legislatura por conta do Quociente Partidário (QP), e atual presidente da sigla, tem três nomes possíveis: o próprio Tancredo, o delegado Jair Tártari e o nome de João Marcelo Fretta Zappelini, que já foi candidato a vice-prefeito de Stüpp, em 2016. Aliás, o MDB e o PSDB ensaiam conversas para construir uma candidatura de união entre as duas siglas.
Para todos os partidos, os radares estão virados apenas para os filiados, já que prazo dado pela Justiça Eleitoral encerrou e não pode haver mais filiações, neste momento. Quem quiser ser candidato a prefeito, vice ou vereador, já precisa estar com a ficha de filiação assinada e depositada junto à Justiça Eleitoral.
Fonte: Notisul