A prefeitura de Tubarão lançou nesta segunda-feira, dia 15, a licitação para o prolongamento da Avenida Pedro Zapelini, no trecho entre as ruas Cândido César Freire Leão e Visconde de Barbacena, nos bairros Recife e Vila Moema. Com teto máximo de R$ 4.022.031,28, a obra prevê pavimentação asfáltica, drenagem pluvial e sinalização viária.
A abertura da sessão pública da concorrência está marcada para as 14h do próximo dia 30 de julho. A licitação será realizada em grupo único, formado por 9 itens e seus subitens, devendo o licitante oferecer proposta para todos os itens que o compõem.
A execução das obras deverá ocorrer no prazo máximo de até 150 dias ou cinco meses, contados a partir do recebimento da ordem de serviço.
Mobilidade urbana
Na justificativa do projeto, o município afirma que a via tem o potencial de aliviar o tráfego nas ruas adjacentes, especialmente nas principais artérias de trânsito, que sofrem com congestionamentos sobretudo em horários de pico. A nova via deve proporcionar alternativa eficiente de deslocamento para os moradores dos bairros das zonas norte e sul do município, facilitando o acesso à região central da cidade e reduzindo a dependência das vias principais, já saturadas.
O município também avalia que a melhoria da infraestrutura viária na Avenida Pedro Zapelini permitirá acesso mais rápido e eficiente ao município vizinho de Capivari de Baixo a partir da abertura da Ponte Stélio Cascaes Boabaid.
Emendas da bancada do sul na Alesc
Em dezembro o prefeito de Tubarão, Jairo Cascaes (PSD)reuniu lideranças pa prefeitura para fazer o anúncio da obra. Neste encontro, estavam presentes os deputados que compõem a bancada do sul na Assembleia Legislativa, Pepê Collaço (PP), Volnei Weber (MDB), representado pelo assessor Rodrigo Pavei, o então deputado licenciado e secretário da Casa Civil do Estado, Estêner Soratto (PL), e o deputado Júlio Garcia (PSD), e vereadores de Tubarão.
Os deputados confirmaram o repasse de R$ 6 milhões em emendas parlamentares para a obra de prolongamento da Avenida Pedro Zapelini com drenagem e pavimentação.
Fonte: Folha Regional