Ao longo desta semana, Santa Catarina será impactada por uma forte onda de calor trazida pelos ventos do quadrante norte, que transportam ar quente da porção central do Brasil para o estado. Segundo a central de monitoramento da Secretaria da Proteção e Defesa Civil, as temperaturas máximas à tarde deverão ultrapassar os 30°C em grande parte do território catarinense, com regiões da Grande Oeste. No Litoral Sul pode chegar aos 40°C. Além disso, as madrugadas também serão quentes, com mínimas que em alguns dias não devem cair abaixo dos 20°C no interior do estado.
Os meteorologistas alertam que a baixa umidade relativa do ar atingirá seus piores índices no período da tarde. São esperados níveis abaixo de 30% em boa parte do estado, com o Oeste registrando valores abaixo de 20%. Esses fatores combinados representam um risco elevado para a saúde da população.
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de risco ALTO nas áreas classificadas em laranja no mapa de monitoramento. Nessas regiões, o calor excessivo e a baixa umidade do ar podem causar desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, além de outros transtornos associados às condições climáticas severas. Já nas áreas em amarelo, o risco é considerado MODERADO, enquanto nas regiões marcadas em verde, o risco é BAIXO.
Fonte: Secom ACN