A sessão de posse do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores de Tubarão já tem data, horário e presidente definidos. O comando da solenidade ficará a cargo de um veterano desse tipo de solenidade: o vereador Maurício da Silva (PP).
Sua passagem recente pela secretaria de Educação foi alvo recorrente de críticas entre os candidatos à prefeitura Maristela Francisco (PT) e o próprio Soratto (PL), que será empossado pelas suas mãos.
O Artigo 11 da Lei Orgânica de Tubarão estabelece o seguinte:
Art. 11 - No primeiro ano de cada legislatura, no dia 1º de janeiro, às dezenove horas, em sessão solene de instalação, independentemente do número, sob a Presidência do Vereador mais idoso dentre os presentes, os Vereadores prestarão compromisso e tomarão posse.
No Artigo 54 está regulamentada a posse do prefeito e do vice:
Art. 54 - O Prefeito e o Vice-Prefeito tomarão posse em Sessão Solene da Câmara Municipal, no dia 1º de janeiro subseqüente à eleição, prestando compromisso de manter, defender e cumprir a Lei Orgânica e observar as leis.
Maurício da Silva tem 68 anos e é o mais idoso entre os eleitos em 6 de outubro. Além disso, é também o recordista histórico de legislaturas na Casa: tomará posse para a sua oitava passagem.
Ele foi eleito em 1992, 1996, 2000, 2004 e 2008 pelo MDB (à época PMDB). Passou por plenários formados por 10, 15, 17 e 19 cadeiras.
Em 2014 foi candidato a deputado estadual pelo PL (à época PR).
Em 2016 ficou na primeira suplência pelo PPS (hoje Cidadania), mas acabou exercendo a maior parte da lesgislatura porque o titular, Eraldo Pereira da Silva, foi nomeado secretário de Infraestrutura. Posteriormente acabou sendo ele próprio nomeado secretário de Educação.
Em 2020 foi o mais votado da cidade, já concorrendo pelo PP. Passou boa parte do mandato afastado para novamente exercer a secretaria da Educação. Pediu exoneração após o afastamento do prefeito Joares Ponticelli e retomou sua cadeira no Legislativo.
Fonte: Sul Agora