A cidade de Tubarão foi atingida por fortes ventos na tarde desta quinta-feira(24). Por volta das 15.30h, após um forte calor que chegou aos 30 graus, o tempo começou a mudar de forma repentina, sendo que o vento chegou de forma rápida.
A principal ocorrência foi o destelhamento da cobertura do segundo piso e pequenas avarias no primeiro andar do Centro de Educação Infantil (CEI) Chapeuzinho Vermelho, no bairro Monte Castelo. A unidade escolar foi parcialmente interditada.
Segundo o secretário de Proteção e Defesa Civil, Ramon de Faveri, a estação meteorológica do município, próxima do Cemitério Horto dos Ipês, registrou ventos de até 62,9 km/h. Já a Plantar Agronomia chegou a registrar rajadas de vento de 97,9 km/h no Monte Castelo.
O fenômeno causou a queda de algumas árvores na localidade da Madre e bairros Oficinas e Fábio Silva, queda parcial de alguns postes na região do bairro São Cristóvão, e a queda de um muro de uma empresa sobre alguns carros, na mesma região.
Parte do telhado do Centro Pastoral de Oficinas também foi danificado.
As primeiras informações não indicam moradores que precisaram sair das suas casas ou que alguém possa ter se ferido.
Tão logo os primeiros danos foram identificados e localizados, a secretaria de Serviços Públicos iniciou um trabalho de limpeza e prevenção em apoio à Defesa Civil pela cidade.
Além do recolhimento de algumas árvores, também foi feito o corte de galhos no Centro da Cidade que apresentavam situação de risco e poderiam causar algum incidente posteriormente.
Parte do Bairro de Oficinas ficou às escuras até por volta das 21.00h. A Secretaria da Defesa Civil do município ainda não contabilizou o total dos estragos causados por esta tempestadde.
Fonte: Sul Agora