Viver e morar em Oficinas é uma honra e, principalmente poder narrar em forma de uma obra literária um pouco de nossa querida Oficinas. Foi assim que o escritor Dilson Piovesan começou um bate-papo sobre ‘República da Zófa, livro de sua autoria, que faz um resgate histórico-literário das coisas do maior bairro de Tubarão.
Dilson conta que foram quase 10 anos planejando este trabalho, que começou com entrevistas, pesquisa de campo, visitas a arquivos, coleta de jornais antigos chegando até a elaboração final do livro.
São em torno de duzentas páginas, mescladas por fotografias, depoimentos narrados por Piovesan, um apaixonado pela literatura e por Oficinas.
Histórias que vão desde a “famosa escolinha do mato” até a criação da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, que impulsionou o progresso não só do bairro como de toda a região.
Expressões como os termos "zófa" e "zofeiros", narrativas de ex-maquinistas e ferroviários fazem parte desta da obra, além de figuras folclóricas e personagens que nomeiam algumas ruas do bairro, taus como Altamiro Guimarães, Sílvio Búrigo entre outros.
O livro será lançado nesta quinta-feira (28), às 20.00h no Clube Sul Catarinense.