Vinicius Júnior, brasileiro do Real Madrid, recebeu o prêmio de melhor jogador do mundo no The Best, da FIFA. A premiação aconteceu nessa terça-feira (17), em uma cerimônia realizada em Doha, no Catar. O atacante do Real Madrid se tornou o primeiro brasileiro a ganhar a premiação desde 2007, quando Kaká levou o troféu para o Brasil. Vini Jr. recebeu em mãos a premiação.
O mesmo ocorreu com Carlo Ancelotti, escolhido o melhor treinador de equipe masculina. Nesta quarta-feira (18), também no Catar, Vini e seus colegas de equipe vão enfrentar o Pachuca, do México, às 14h, na final da Copa Intercontinental.
“Não sei nem por onde começar. Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Eu era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto da pobreza e do crime. Chegar aqui é muito importante para mim, estou fazendo por todas as crianças que acham que é impossível. Quero agradecer todos que votaram em mim e e ao meu clube, que me fez acreditar que eu poderia fazer a diferença. Não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que foi o clube me trouxe até aqui hoje, e aos jogadores da seleção brasileira”, disse o jogador na cerimônia de premiação.
Vini Jr. ficou na segunda colocação na Bola de Ouro de 2024, ano em que foi destaque no Real Madrid, com a conquista da Champions League e do Campeonato Espanhol. O brasileiro de 24 anos atuou em 39 partidas, marcando 24 gols e distribuindo 11 assistências.
O camisa 7 da Seleção e do Real venceu a disputa pouco menos de dois meses depois da Bola de Ouro, a premiação de melhores da temporada organizada pela revista France Football que consagrou o espanhol Rodri, do Manchester City. Ao contrário da votação francesa, da qual só participam jornalistas, na da Fifa a pontuação é originada a partir dos votos dos capitães e técnicos de seleções, jornalistas e o público (através de voto no site do evento).
Quem é Vini
Vinicius José Paixão de Oliveira Júnior, mais conhecido como Vinicius Jr., iniciou sua jornada no futebol aos seis anos, quando foi matriculado na escolinha do Flamengo. Foi nesse momento, na base do Rubro-Negro, que o menino de São Gonçalo, mesmo tão novo, já conseguiu ganhar destaque.
Aos 9 anos, Vini Jr. começou a frequentar aulas de futsal e tentou realizar um teste para a modalidade, mas, devido à sua pouca idade, não foi aprovado. No ano seguinte, foi federado pelo Flamengo, onde continuou a aprimorar suas habilidades. Aos 15 anos, ele fez parte do time que conquistou a Copa Votorantim, uma importante competição de futebol infantil no Brasil.
Com uma habilidade inegável, Vinicius Jr. rapidamente atraiu o interesse de clubes europeus. Aos 16 anos, o Flamengo firmou um contrato com o jovem talento. Graças à sua impressionante performance, em 2018, ele foi vendido para o Real Madrid por 45 milhões de euros, em uma das maiores transações da história do futebol brasileiro.
Fonte: O Sul